Policial

Prefeitura e polícia apuram caso de pousada incendiada em Porto Alegre

Dez pessoas morreram no local que servia de abrigo público


Imagem de Capa

A prefeitura de Porto Alegre fará uma "investigação preliminar sumária" no contrato de prestação de serviço com a Pousada Garoa, "que desde 2020 fornece leitos ao município para abrigar pessoas em situação de rua". A determinação é do prefeito Sebastião Melo, que também decretou luto de três dias.

Na sexta-feira (26), um incêndio total na pousada resultou na morte de dez pessoas e o ferimento de outras cinco. Estão sendo elaborados os relatórios técnicos sobre as causas do incêndio, com apurações do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Brigada Militar e Instituto Geral de Perícias. A investigação está a cargo da 17ªDP, Delegado Daniel Ordahi.

Segundo nota da prefeitura da capital gaúcha , "a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) fará vistorias em 22 locais utilizados pelo Executivo para abrigo de pessoas em situação de vulnerabilidade."

Confira a nota na íntegra:

"Declaramos luto oficial de 3 dias em respeito às 10 vítimas e ao sofrimento das famílias que perderam seus entes queridos no incêndio, ocorrido nesta madrugada.

Também determinamos em coletiva, no final desta tarde, a abertura de uma Investigação Preliminar Sumária (IPS) para apurar os fatos no âmbito da prefeitura sobre a prestação de serviço da Pousada Garoa, que desde 2020 fornece leitos ao município para abrigar pessoas em situação de rua.

Além disso, definimos uma força-tarefa para vistoria nos 22 locais utilizados pelo Executivo para abrigo de pessoas em situação de vulnerabilidade no prazo de 10 dias.

Desde a madrugada, trabalhamos para acolher vítimas na rede hospitalar e de assistência, e providenciar um enterro digno para quem perdeu entes queridos. Até o final desta tarde, dos 15 feridos, 7 ainda permaneciam em atendimento no HPS e Cristo Redentor, sendo 2 em estado grave."

Agência Brasil

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Policial
Últimas notícias de Policial